sexta-feira, 19 de outubro de 2018

SP2 Um Mito



 Tudo começou em 1969. Dentro da Volkswagen o segredo escondido a sete chaves era conhecido como ProjetoX. A marca alemã estava de olho no estrondoso sucesso alcançado pelo Puma, um esportivo feito em uma pequena fabrica e em escala bem reduzida, mas que atendia com galhardia os anseios do consumidor brasileiro por um carro esportivo veloz, de mecânica fácil e simples (a VW a ar) e um preço que coubesse no bolso dos consumidores brasileiros.



Na época, a montadora alemã pensou: ”se essa fabriquinha é capaz de suprir a vontade do consumidor com um carrinho tão simples feito em fibra de vidro, nós com nosso aparato tecnológico seremos capazes de fazer um produto infinitamente melhor”. A partir desse ponto começou a nascer o SP2.
Quem iniciou os primeiros esboços do novo projeto X foi o departamento de estilo da Volkswagen aqui mesmo do Brasil. Nessa época o departamento era comandado pelo lendário Márcio Piancastelli, que também foi responsável pelas linhas do VW 1600 Sedã, conhecido como Zé do Caixão, Variant II e o Gol. O primeiro protótipo do SP, uma clara homenagem ao estado de São Paulo onde o carro foi criado e concebido, foi apresentado em uma feira de novidades industriais na cidade de Hanôver na Alemanha, onde despertou muito interesse dos visitantes europeus em 1971. Um ano depois, em 1972, o carro foi finalmente apresentado ao consumidor brasileiro e disponibilizado para a venda nas concessionarias da marca espalhadas por todo o país.

Um comentário:

eddy shaw disse...

After examine a number of of the blog posts in your web site now, and I actually like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site record and will likely be checking back soon. Pls check out my web site as effectively and let me know what you think. casino real money